quarta-feira, 21 de março de 2018

Técnicas para Interpretação de Texto (Professor e Aluno)



Quantas vezes você já leu um texto e não entendeu nada do que estava escrito ali?

É central que você saiba que tudo foi feito em um contexto, com um pretexto por meio de um texto.

A palavra texto vem do latim textu (tecido, entrelaçamento). A origem do termo remete à principal característica de um texto: ser um todo formado por partes entrelaçadas.

Para se elaborar um texto, é preciso que diversas palavras se entrelacem, se ajustem para que o texto possa cumprir sua finalidade, todos os textos possuem intencionalidades especificas. 

Para que possamos interpretar um texto é necessários que façamos as inferências textuais (pré-compreensão) que é relacionar as informações que estão presentes no texto com as informações que você conhece a respeito daquele assunto. Um exemplo são os projetos interdisciplinares, onde um mesmo assunto é contextualizado dentro da Filosofia e da Sociologia.

No processo da interpretação seremos apresentados à Hermenêutica, a área da filosofia que se ocupa da interpretação, e segundo a mesma é preciso que haja três momentos nesse "processo": Inferência textual (pré-compreensão), Compreensão e a Resposta ao texto (Interpretação).
  • Inferência Textual (Pré-compreensão): toda leitura supõe que o leitor entre no texto já com conhecimentos prévios sobre o assunto ou área específica. Há uma afinidade que o levou até ali.
  • Compreensão: É comum ouvirmos: “Eu entendi, mas não compreendi”. Isso significa dizer que quem leu entendeu o significado das palavras, a explicação, mas não as justificativas ou o alcance social do texto. A compreensão de um texto é a análise e decodificação do que está realmente escrito nele, das frases e ideias ali presentes. As expressões que geralmente se relacionam com a compreensão são: “Segundo o texto…; De acordo com o autor…; No texto…; O texto informa que... O autor sugere…”
É possível compreender um texto sem interpretá-lo, porém não é possível interpretá-lo sem compreendê-lo.
  • Interpretação: A interpretação é a resposta que você dará ao texto, depois de compreendê-lo (é preciso “conversar” com o texto para haver a interpretação de fato). A interpretação de um texto está ligada às conclusões que podemos chegar ao conectar as ideias do texto com a realidade. É o entendimento subjetivo que o leitor teve sobre o texto. Na interpretação de texto, as expressões geralmente utilizadas são: “Diante do que foi exposto, podemos concluir…; Infere-se do texto que…; O texto nos permite deduzir que…; Conclui-se do texto que...; O texto possibilita o entendimento de...”

Aqui vão algumas técnicas para interpretação de texto:

1) Leia com um dicionário por perto

Além de ler bastante, você pode potencializar essa leitura se estiver com um dicionário por perto. Com o tempo o seu vocabulário irá crescer.

2) Faça paráfrases

Para chegar ao nível da compreensão, é recomendável fazer paráfrases, que é uma explicação ou uma nova apresentação do texto: a paráfrase-resumo, a paráfrase-resenha e paráfrase-esquema (uma espécie de fichamento).

3) Leia gêneros diferentes

Procure diversificar os gêneros, alternando livros de literatura com revistas, jornais, blogs, publicações científicas, entre outros. Você engrandecerá seu vocabulário aprendendo novos termos.

4) Releia quantas vezes precisar

Ao terminar a primeira leitura, faça uma pausa e tente resumir mentalmente o que você acabou de ler.

5) Teste sua compreensão

​Discuta com outras pessoas que já leram o texto; Procure resenhas críticas ou resumos e faça comparações.

Como estimular a interpretação de texto na sala de aula?

Faça perguntas baseadas em evidencias: Elabore questões que enfatizem as evidencias de um texto. Por meio de respostas baseadas em fatos lidos é possível verificar se os alunos entenderam o texto.

Fazendo Perguntas baseadas em evidências o professor (a) faz com que os alunos sempre voltem aos fatos ou eventos do texto para dar uma resposta.

Use as evidências para indução e para dedução, enfatize os indícios que levam a conclusões relevantes sobre o texto.

E lembre-se: O ato de ensinar está na vontade de aprender!



Nenhum comentário:

Postar um comentário