segunda-feira, 12 de março de 2018

Prepare-se com antecedência




Sem o preparo adequado durante a semana, não há como dar uma boa aula. Se deixar para a última hora, o ensino não será eficaz. E uma boa oratória não esconde a falta de preparo.

Treine sinônimos e vocabulário da área: Quando estamos fazendo uma apresentação, por mais que a gente já esteja familiarizado com o tema, acabamos ficando ainda um pouco nervosos.  Uma forma comum de nervosismo é a insistência em uma palavras-chave. Você esquece seus sinônimos e repete a mesma palavra diversas vezes, o que passa uma imagem de amadorismo e falta de preparo. 

Para evitar que isso aconteça com você, vale a pena treinar alguns sinônimos dessas palavras-chave. Faça uma lista de palavras relacionadas com o tema da apresentação, que podem ser estrategicamente substituídas para que você demonstre ter domínio de vocabulário.

Atenção à linguagem: A partir do momento em que você tem a definição de um público esperado, fica mais fácil se atentar à linguagem ideal para esses ouvintes. Com um grupo de jovens, por exemplo, utilizar um meme pode render interesse, engajamento e maior impacto, enquanto essa estratégia pode simplesmente não funcionar com um grupo mais formal de outra geração.


Lembre-se: O ato de ensinar está na vontade de aprender.



Nenhum comentário:

Postar um comentário