Sem o preparo adequado
durante a semana, não há como dar uma boa aula. Se deixar para a última hora, o
ensino não será eficaz. E uma boa oratória não esconde a falta de preparo.
Treine sinônimos e
vocabulário da área: Quando estamos
fazendo uma apresentação, por mais que a gente já esteja familiarizado com o
tema, acabamos ficando ainda um pouco nervosos. Uma forma comum de nervosismo é a
insistência em uma palavras-chave. Você esquece seus sinônimos e repete
a mesma palavra diversas vezes, o que passa uma imagem de amadorismo e falta de
preparo.
Para evitar que isso aconteça com você, vale a pena treinar alguns sinônimos
dessas palavras-chave. Faça uma lista
de palavras relacionadas com o tema da apresentação, que podem ser
estrategicamente substituídas para que você demonstre ter domínio de
vocabulário.
Atenção à linguagem: A
partir do momento em que você tem a definição de um público esperado, fica mais
fácil se atentar à linguagem ideal para esses ouvintes. Com um grupo de jovens, por exemplo, utilizar um meme pode render interesse,
engajamento e maior impacto, enquanto essa estratégia pode simplesmente não
funcionar com um grupo mais formal de outra geração.
Lembre-se: O ato de ensinar está na vontade de aprender.
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