terça-feira, 27 de março de 2018

Quando o inesperado acontece na sala de aula



O sucesso da aula depende da interação entre todos, além de sua capacidade de se antecipar e se preparar para imprevistos.

Não perca de vista que a sala de aula é um espaço socialmente instituído. É um espaço historicamente conquistado e construído.

De imediato quero sugerir o livro: Ensinar. Agir na Urgência, Decidir na Incerteza de Philippe Perrenoud.

Introdução: Saber a ensinar, saberes para ensinar; 1. A Escola Frente à Complexidade; 2. A Comunicação na Sala de Aula: Onze Dilemas; 3. Dez Não-Ditos ou a Face Oculta da Profissão de Professor; 4. A Pedagogia de Dominio, uma Utopia Racionalista ?; 5. O Trabalho em Equipe Pedagógica : Resistências e Mecanismos; 6. A Ambigüidade dos Saberes e da Relação com o Saber na Profissão de Professor; 7. Competências e Complexidade; 8. Algumas Outras Questões ....

Pode ser a bagunça da turma do fundão. No ensino médio e superior, pode ser aquele aluno que duvida de tudo o que você diz pelo simples prazer de duvidar. Ou pode até ser um livro esquecido, ou computador que resolve não funcionar. De qualquer maneira, grande parte do sucesso de sua aula depende de como você lida com esses inesperados.
  • Responda a uma pergunta de maneira rude ou desinteressada, e você perderá qualquer simpatia que a classe poderia ter por você.

  • Seja educado e solícito - a pior coisa que pode acontecer a um professor é perder a calma.
  • Ao apresentar uma atividade, use exemplos e explique de várias maneiras o que deve ser feito.
  • Para que a aula não vire bagunça, observe se a discussão gira em torno do tema proposto. Caso a conversa seja sobre outra coisa qualquer, ajude o aluno a retomar o foco de onde parou. Uma maneira de fazer isso é lançar algumas perguntas que estimulem todos a refletir com você sobre o assunto que está sendo estudado.
  • A falta de familiaridade com uma proposta ainda desconhecida pode deixar os alunos apreensivos e com receio. Muitas vezes, um período de adaptação é necessário. 
  • Se os objetivos estão claros, persista na ideia, mas tenha paciência.

Lembre-se: O ato de ensinar está na vontade de aprender.




Nenhum comentário:

Postar um comentário