quinta-feira, 29 de março de 2018

Formação Continuada (imersão)



A formação continuada é o processo de aperfeiçoamento realizado ao longo da carreira.

Para que a formação continuada atinja seu objetivo, precisa ser significativa para o professor e proporcionar momentos de estudos, pesquisas e imersão.

Se você deseja ter eficácia e sucesso em determinado assunto de verdade, você precisa aplicar o conceito da imersão àquilo que faz.

É muito importante criar o seu mundo de conceitos e práticas, para que você possa evoluir rápido e com qualidade rumo á fluência em determinado assunto. A velocidade do seu aprendizado será diretamente proporcional ao nível e a qualidade do contato que você tiver com determinado assunto.

Imagine que você quer aprender mandarim...

O mandarim, também conhecido como chinês tradicional, é o nome que se dá a um conjunto de dialetos chineses falados nas regiões central, norte e sudoeste da China. É o principal dialeto falado na China com, aproximadamente, 840 milhões de falantes (primeira língua).

O mandarim padrão, também conhecido como chinês padrão é falado em Pequim e considerado o idioma oficial da República Popular da China.

Importância

Com o crescimento econômico da China, verificado a partir da década de 1990, o mandarim ganhou grande importância no cenário econômico mundial. As relações comerciais entre China e centenas de países do mundo, tornou quase que obrigatório o entendimento do mandarim por profissionais que atuam em áreas comerciais com relações com a China. Por isso, muitas escolas que ensinam o mandarim surgiram em vários locais do mundo todo.  O mandarim é complexo, pois possuí cerca de 80 mil caracteres (conhecidos como hanzis). Porém, 7 mil caracteres são mais utilizados.

Seguindo o conceito de imersão a conclusão obvia desse comentário seria algo como: “Depois de estudar chinês durante seis anos, vou viajar até à Asia para completar a minha imersão na cultura oriental”.

A formação continuada deve ser capaz de conscientizar o professor de que teoria e prática são “dois lados da mesma moeda”.

E ela precisa contemplar três dimensões: Científica, Pedagógica e Pessoal.

Lembre-se: O ato de ensinar está na vontade de aprender!



Nenhum comentário:

Postar um comentário