sexta-feira, 23 de março de 2018

O que Ensinar em Matemática?



Nesta abordagem pretendo atrair sua atenção para:

a)      A importância de entender como as crianças aprendem.
b)      Sugerir 02 (dois) excelentes livros.
c)      Contribuir com algumas elucidações.

O Dia da Matemática é comemorado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) em 06 de maio como uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.

No livro Didática da Matemática, nós aprendemos que: "O aluno deve ser capaz não só de repetir ou refazer, mas também de ressignificar diante de novas situações, adaptando e transferindo seus conhecimentos para resolver desafios".



As operações matemáticas têm uma relação próxima com as operações mentais formais que Piaget identificou como conhecimento espaço temporal. As crianças estruturam esse tipo de conhecimento usando os processos de acomodação e assimilação para alcançar um novo equilíbrio das informações.

Seus 08 (oito) capítulos estão ricamente distribuídos assim:

Capítulo 1. Matemática para não-matemáticos; Capítulo 2. A didática da matemática; Capítulo 3. Aprendendo (com) a resolução de problemas; Capítulo 4. Os diferentes papéis do professor; Capítulo 5. O sistema de numeração: um problema didático; Capítulo 6. Dividir com dificuldade ou dificuldade de dividir; Capítulo 7. Cálculo mental na escola primária; Capítulo 8. A geometria, a psicogênese das nações espaciais e o ensino da geometria na escola primária.

Um segundo livro que gosto muito (muito mesmo) e vai ajudar tanto a você Professor (a) quanto a vocês Pais é:  O Homem que Calculava, de Malba Tahan.

O livro é uma narrativa de Hank Tade-Maiá, personagem secundário que encontra Beremiz no deserto, o leva à Bagdá e o acompanha em sua estada por lá, relatando neste livro as aventuras de seu amigo. Está dividido em trinta e quatro capítulos, com notas de rodapé postas pelo autor e também dos editores explanando o significado de determinadas expressões. Esta edição conta ainda com um glossário e um apêndice. 

Logo após encontrar Beremiz e fascinar-se com seu talento matemático e convidá-lo a seguir viagem para Bagdá, Hank e nosso protagonista encontram no caminho um grupo de irmãos que discutem a partilha de uma herança de camelos. Beremiz elucida a divisão de 35 camelos por três irmãos, o que causa admiração e gratidão no grupo.



Conceito é muito importante!
  • Em vários lugares, acredita-se que uma boa aula é aquela que cobre grande parte da ementa do dia, ou seja, quanto mais se avança, melhor.
  • Porém assegurar que um conceito seja totalmente aprendido através da repetição é um ingrediente potencializador para se apropriar do conhecimento.
  • Pedir aos alunos para explicarem a resposta em frases completas e não escrever apenas a resposta certa, mas entender o conceito, essa é a chave para construir o raciocínio lógico e a linguagem matemática.
  • Os estudantes com melhor desempenho devem ser encorajados a aprofundar o conhecimento e ajudar o restante da classe, em vez de se distanciarem dos colegas menos aptos.
Divisor de águas:
  • É urgente dizer/repetir que parte do sucesso do ensino, vem do respeito aos professores e do tempo que eles têm para se planejar e preparar.
  • É minha opinião que um curso de formação de professores deve estar mais preocupado com a reflexão sobre a prática pedagógica; e que na formação do professo (a) de matemática (inclusive) se trabalhe mais o embasamento teórico – filosófico para o ensino da disciplina.
  • A reflexão diante da prática deve estar tão presente quanto os outros saberes.
  •  É importante que o professor se veja como objeto da própria análise.

Lembre-se: O ato de ensinar está na vontade de apender!



Nenhum comentário:

Postar um comentário