Nesta abordagem pretendo
atrair sua atenção para:
a)
A importância de entender como as
crianças aprendem.
b)
Sugerir 02 (dois) excelentes livros.
c)
Contribuir com algumas elucidações.
O Dia da Matemática é
comemorado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) em 06 de
maio como uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio
César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.
No livro Didática da
Matemática, nós aprendemos que: "O aluno deve ser capaz não só de repetir
ou refazer, mas também de ressignificar diante de novas situações, adaptando e
transferindo seus conhecimentos para resolver desafios".
As operações
matemáticas têm uma relação próxima com as operações mentais formais que Piaget
identificou como conhecimento espaço temporal. As crianças estruturam esse tipo
de conhecimento usando os processos de acomodação e assimilação para alcançar
um novo equilíbrio das informações.
Seus 08 (oito) capítulos estão
ricamente distribuídos assim:
Capítulo 1. Matemática
para não-matemáticos; Capítulo 2. A didática da matemática; Capítulo 3.
Aprendendo (com) a resolução de problemas; Capítulo 4. Os diferentes papéis do
professor; Capítulo 5. O sistema de numeração: um problema didático; Capítulo
6. Dividir com dificuldade ou dificuldade de dividir; Capítulo 7. Cálculo
mental na escola primária; Capítulo 8. A geometria, a psicogênese das nações
espaciais e o ensino da geometria na escola primária.
Um segundo livro que
gosto muito (muito mesmo) e vai ajudar tanto a você Professor (a) quanto a vocês
Pais é: O Homem que Calculava, de
Malba Tahan.
O livro é uma narrativa
de Hank Tade-Maiá, personagem secundário que encontra Beremiz no deserto, o
leva à Bagdá e o acompanha em sua estada por lá, relatando neste livro as
aventuras de seu amigo. Está dividido em trinta e quatro capítulos, com notas
de rodapé postas pelo autor e também dos editores explanando o significado de
determinadas expressões. Esta edição conta ainda com um glossário e um
apêndice.
Logo após encontrar Beremiz e fascinar-se com seu talento matemático
e convidá-lo a seguir viagem para Bagdá, Hank e nosso protagonista encontram no
caminho um grupo de irmãos que discutem a partilha de uma herança de camelos.
Beremiz elucida a divisão de 35 camelos por três irmãos, o que causa admiração
e gratidão no grupo.
Conceito é muito
importante!
- Em vários lugares, acredita-se que uma boa aula é aquela que cobre grande parte da ementa do dia, ou seja, quanto mais se avança, melhor.
- Porém assegurar que um conceito seja totalmente aprendido através da repetição é um ingrediente potencializador para se apropriar do conhecimento.
- Pedir aos alunos para explicarem a resposta em frases completas e não escrever apenas a resposta certa, mas entender o conceito, essa é a chave para construir o raciocínio lógico e a linguagem matemática.
- Os estudantes com melhor desempenho devem ser encorajados a aprofundar o conhecimento e ajudar o restante da classe, em vez de se distanciarem dos colegas menos aptos.
- É urgente dizer/repetir que parte do sucesso do ensino, vem do respeito aos professores e do tempo que eles têm para se planejar e preparar.
- É minha opinião que um curso de formação de professores deve estar mais preocupado com a reflexão sobre a prática pedagógica; e que na formação do professo (a) de matemática (inclusive) se trabalhe mais o embasamento teórico – filosófico para o ensino da disciplina.
- A reflexão diante da prática deve estar tão presente quanto os outros saberes.
- É importante que o professor se veja como objeto da própria análise.
Lembre-se: O ato de ensinar está na vontade de apender!
Nenhum comentário:
Postar um comentário