"A natureza dos homens é mesma, são seus hábitos que os mantém separados." - Confúcio
Antropologia e Educação. No vídeo a seguir refletimos sobre:
O objeto de estudo da antropologia é o homem, enquanto produtor e transformador da natureza, seu método é a observação!
Cultura; Etnocentrismo; Relativismo Cultural;
Cultura é um processo dinâmico, sempre em movimento.
Endoculturação: Processo de internalização da cultura de educação que atribui as capacidades e os papeis de homens e mulheres na sociedade.
Funcionalismo: falavam que a sociedade e sua respectiva cultura formavam um sistema integrado de funções.
Estruturalismo: analisa sistemas em grande escala examinando as relações e as funções dos elementos que constituem tais sistemas, que são inúmeros, variando das línguas humanas e das práticas culturais aos contos folclóricos e aos textos literários. Antropologia estrutural, é um termo criado por Claude Lévi-Strauss, foi a partir do estudo do parentesco que se constituiu o estruturalismo de Lévi-Strauss. Quando se estuda o parentesco, a linguagem ou economia das trocas estamos diante de diferentes modalidades de uma única e mesma função: a comunicação (ou a troca), que é a própria cultura.
Lembre-se o ato de ensinar está na vontade de aprender!
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