Se quisermos realmente evoluir como sociedade, a educação é fator essencial, e o modelo educacional deve se preocupar com o desenvolvimento de cada pessoa, para que possamos progredir.
Mas o que
podemos fazer para resolver esse grande problema? Essa é a pergunta que precisamos responder por
meio do estudo da educação e da sociedade.
Aprender
significativamente é ampliar o repertório, dar um novo significado a
ideias já existentes em nossa mente, com base em novas informações que
recebemos. É como se criássemos novos links mentais, com base no conhecimento
que já temos.
Famoso por ter proposto o conceito de aprendizagem significativa, David Paul Ausubel (1918-2008) dizia que, quanto mais sabemos, mais aprendemos.
Aprendizagem significativa ocorre quando aquilo que nós estamos aprendendo se conectar se relaciona com o que já sabemos.
Famoso por ter proposto o conceito de aprendizagem significativa, David Paul Ausubel (1918-2008) dizia que, quanto mais sabemos, mais aprendemos.
Aprendizagem significativa ocorre quando aquilo que nós estamos aprendendo se conectar se relaciona com o que já sabemos.
Para ele, aprender
significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura
mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos. De acordo
com ele, há duas condições para que a aprendizagem significativa ocorra: o
conteúdo a ser ensinado deve ser potencialmente revelador e o estudante precisa
estar disposto a relacionar o material de maneira consistente e não arbitrária.
Ausubel ainda definiu a
aprendizagem mecânica. Nela, os conteúdos ficam soltos ou ligados à estrutura
mental de forma fraca.
Ausubel considera que a
assimilação de conhecimentos ocorre sempre que uma nova informação interage com
outra existente na estrutura cognitiva, mas não com ela como um todo; o
processo contínuo da aprendizagem significativa acontece apenas com a
integração de conceitos relevantes.
Os teóricos da educação
se apropriam das Teorias do Conhecimento e buscam traduzi-las em Teorias da Aprendizagem.
Por teorias de
aprendizagem podemos observar três modalidades gerais: cognitiva, afetiva e
psicomotora. A primeira, cognitiva,
pode ser entendida como aquela resultante do armazenamento organizado na mente
do ser que aprende. A segunda, afetiva, resulta de experiências e sinais
internos, tais como, prazer, satisfação, dor e ansiedade. Já a terceira,
psicomotora, envolve respostas musculares adquiridas por meio de treino e
prática.
Portanto as Teorias da
Aprendizagem são alicerçadas por Teorias do Conhecimento, por isso os dois
próximos vídeos terão essa temática:
Psicologia da Educação
1
onde comentarei: Beheviorismo, Gestalt e Psicanálise
e Educação.
e
Psicologia da educação
2
onde comentarei: Piaget, Vygotsky e Wallon.
Gostaria de sugerir o
livro:
APRENDIZAGEM
SIGNIFICATIVA MODALIDADES DE APRENDIZAGEM E O PAPEL DO PROFESSOR de José Cesar Furtado.
O objetivo nesse livro
é favorecer a compreensão e a reflexão sobre o ato de aprender, os modos de
aprender e o papel dos professores frente a isto.
Bibliografia
SANTOS, José Cesar
Furtado dos. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA MODALIDADES DE APRENDIZAGEM E O PAPEL
DO PROFESSOR. Editora: Mediação Editora.
MOREIRA, Marco Antônio.
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Editora: Centauro.
E Lembre-se: O ato de ensinar está na vontade de aprender!
Assista à série de vídeos sobre 'Didática' no canal "Com Texto" link's:
https://www.youtube.com/watch?v=Mix0Fx1FV_8
https://www.youtube.com/watch?v=w8EX9AJiOfU
https://www.youtube.com/watch?v=hG1pPH_k1yU
https://www.youtube.com/watch?v=eUnBoTdsQo4
https://www.youtube.com/watch?v=Mix0Fx1FV_8
https://www.youtube.com/watch?v=w8EX9AJiOfU
https://www.youtube.com/watch?v=hG1pPH_k1yU
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