terça-feira, 17 de julho de 2018

Aprendizagem Significativa e Conhecimentos Pedagógicos




Se quisermos realmente evoluir como sociedade, a educação é fator essencial, e o modelo educacional deve se preocupar com o desenvolvimento de cada pessoa, para que possamos progredir. 

Mas o que podemos fazer para resolver esse grande problema? Essa é a pergunta que precisamos responder por meio do estudo da educação e da sociedade.

Aprender significativamente é ampliar o repertório, dar um novo significado a ideias já existentes em nossa mente, com base em novas informações que recebemos. É como se criássemos novos links mentais, com base no conhecimento que já temos.

Famoso por ter proposto o conceito de aprendizagem significativa, David Paul Ausubel (1918-2008) dizia que, quanto mais sabemos, mais aprendemos.

Aprendizagem significativa ocorre quando aquilo que nós estamos aprendendo se conectar se relaciona com o que já sabemos.

Para ele, aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos. De acordo com ele, há duas condições para que a aprendizagem significativa ocorra: o conteúdo a ser ensinado deve ser potencialmente revelador e o estudante precisa estar disposto a relacionar o material de maneira consistente e não arbitrária.

Ausubel ainda definiu a aprendizagem mecânica. Nela, os conteúdos ficam soltos ou ligados à estrutura mental de forma fraca.


Ausubel considera que a assimilação de conhecimentos ocorre sempre que uma nova informação interage com outra existente na estrutura cognitiva, mas não com ela como um todo; o processo contínuo da aprendizagem significativa acontece apenas com a integração de conceitos relevantes.

Os teóricos da educação se apropriam das Teorias do Conhecimento e buscam traduzi-las em Teorias da Aprendizagem.

Por teorias de aprendizagem podemos observar três modalidades gerais: cognitiva, afetiva e psicomotora. A primeira, cognitiva, pode ser entendida como aquela resultante do armazenamento organizado na mente do ser que aprende. A segunda, afetiva, resulta de experiências e sinais internos, tais como, prazer, satisfação, dor e ansiedade. Já a terceira, psicomotora, envolve respostas musculares adquiridas por meio de treino e prática.

Portanto as Teorias da Aprendizagem são alicerçadas por Teorias do Conhecimento, por isso os dois próximos vídeos terão essa temática:

Psicologia da Educação 1 onde comentarei: Beheviorismo, Gestalt e Psicanálise e Educação

e

Psicologia da educação 2 onde comentarei: Piaget, Vygotsky e Wallon.

Gostaria de sugerir o livro:

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA MODALIDADES DE APRENDIZAGEM E O PAPEL DO PROFESSOR de José Cesar Furtado.

O objetivo nesse livro é favorecer a compreensão e a reflexão sobre o ato de aprender, os modos de aprender e o papel dos professores frente a isto.

Bibliografia

SANTOS, José Cesar Furtado dos. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA MODALIDADES DE APRENDIZAGEM E O PAPEL DO PROFESSOR. Editora: Mediação Editora. 


MOREIRA, Marco Antônio. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Editora: Centauro.






E Lembre-se: O ato de ensinar está na vontade de aprender!

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