1) Behavioristas dão
destaque para o comportamento externo dos indivíduos e acreditam que o
comportamento é uma resposta a estímulos externos. O Behaviorismo originou-se
com a intenção de destacar a importância de se estudar o comportamento externo
de indivíduos, em vez de se concentrar sobre a mente humana não observável.
Eles rejeitaram os conceitos mentalistas da psicanálise como o inconsciente.
Emergindo como uma escola de pensamento na década de 1920, tem como grandes
representantes John B. Watson, Ivan Pavolv e BF Skinner.
2) O termo Gestalt, em
português, significa forma ou configuração. A Teoria da Gestalt estuda a percepção
e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um
estímulo e como este é percebido pelo sujeito. Refere-se a um processo de dar
forma, de configurar "o que é colocado diante dos olhos, exposto ao
olhar". A Gestalt afirma que as coisas possuem a tendência de serem vistas
como um todo não de maneira separada, isso no processo de educação infantil
pode ser aplicado da seguinte maneira: primeiramente se conceitua o todo,
depois aos poucos o educador faz o desmembramento desse todo de modo que a
criança conheça cada parte de um processo.
3) A psicanálise
enfatiza a centralidade da mente humana. Eles acreditam que o inconsciente tem
o potencial para motivar o comportamento. Esta é a principal diferença entre
Psicanálise e Behaviorismo. A psicanálise é uma abordagem pioneira criada por
Sigmund Freud. Ao contrário do Behaviorismo, essa escola de pensamento enfatiza
a importância do inconsciente. Freud acreditava que o inconsciente motiva o
comportamento. De acordo com a teoria do iceberg, a mente humana compreende o
consciente, pré-consciente e inconsciente. Enquanto o consciente e
pré-consciente são acessíveis, o inconsciente não é.
Lembre-se: O ato de ensinar está na vontade de aprender!
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