terça-feira, 24 de julho de 2018

Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise e Educação (Psicologia da Educação)



1) Behavioristas dão destaque para o comportamento externo dos indivíduos e acreditam que o comportamento é uma resposta a estímulos externos. O Behaviorismo originou-se com a intenção de destacar a importância de se estudar o comportamento externo de indivíduos, em vez de se concentrar sobre a mente humana não observável. Eles rejeitaram os conceitos mentalistas da psicanálise como o inconsciente. Emergindo como uma escola de pensamento na década de 1920, tem como grandes representantes John B. Watson, Ivan Pavolv e BF Skinner.

2) O termo Gestalt, em português, significa forma ou configuração. A Teoria da Gestalt estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo sujeito. Refere-se a um processo de dar forma, de configurar "o que é colocado diante dos olhos, exposto ao olhar". A Gestalt afirma que as coisas possuem a tendência de serem vistas como um todo não de maneira separada, isso no processo de educação infantil pode ser aplicado da seguinte maneira: primeiramente se conceitua o todo, depois aos poucos o educador faz o desmembramento desse todo de modo que a criança conheça cada parte de um processo.

3) A psicanálise enfatiza a centralidade da mente humana. Eles acreditam que o inconsciente tem o potencial para motivar o comportamento. Esta é a principal diferença entre Psicanálise e Behaviorismo. A psicanálise é uma abordagem pioneira criada por Sigmund Freud. Ao contrário do Behaviorismo, essa escola de pensamento enfatiza a importância do inconsciente. Freud acreditava que o inconsciente motiva o comportamento. De acordo com a teoria do iceberg, a mente humana compreende o consciente, pré-consciente e inconsciente. Enquanto o consciente e pré-consciente são acessíveis, o inconsciente não é.

Lembre-se: O ato de ensinar está na vontade de aprender!

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