É muito importante que o Professor , a Professora de Matemática se aproprie dos Postulados de Piaget sobre a gênese do número na criança, e também os estudos da vertente sócio-histórico-cultural relacionados à aprendizagem da matemática, realizados por Vygotsky.
Hoje eu gostaria de contribuir com um Plano de Aula de Matemática que é um Jogo: um número para cada letra...
A construção de correspondências entre um número e uma letra era um código já utilizado pelos antigos hebreus e gregos.
A ideia é construir correspondências de letras com números, explorando a construção de palavras e de regras que estimulem o cálculo mental.
Estratégias
Pedir para que os alunos calculem o valor numérico dos seus nomes: RODRIGO = 18+15+4+18+9+15 =
Escolher algumas palavras utilizadas na matemática e propor a mesma regra (somar o valor numérico de cada letra para calcular o valor numérico da palavra):
CUBO = 3 + 21 + 2 + 15 = 41...
QUADRADO = 17 + 21 + 1 + 4 + 18 + 1 + 4 + 15 = 81 QUADRADO: figura geométrica com quatro lados iguais.
Sortear dois alunos, sendo que um deverá falar uma palavra, enquanto o outro, com lápis e papel, deverá anotá-la e calcular o seu valor numérico. Concluído o cálculo, inverte... os papéis, sendo que quem ditou a palavra, agora calcula....
Vá propondo novas correspondências aos alunos.
*Outra dica legal é na hora de ensinar educação monetária explicando que moeda de 0,25 são r de 0,5 de cinco centavos e por aí vai.
O olhar atento do professor é fundamental sempre!
Eu queria aproveitar, para falar de uma coisa importante que eu aprendi na minha Pós de Neuroaprendizagem e Práticas Pedagógicas, sobre discalculia:
A discalculia (dificuldade de aprender os números na linguagem matemática) do desenvolvimento na área da Matemática não é muito conhecida pelos professores.
É possível que o distúrbio da discalculia do desenvolvimento apareça vinculada a distúrbios, tais como a dislexia e TDAH.
A discalculia é um problema causado por má formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos números. Essa dificuldade de aprendizagem não é causada por deficiência mental, má escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não tem ligação alguma com níveis de QI e inteligência.
Aqui no blog eu tenho mais coisas sobre matemática nas series iniciais é só acessar através do link:
Assista meu vídeo comentando esse text:
Lembre-se: O Ato de Ensinar está na vontade de Aprender!
Nenhum comentário:
Postar um comentário