quarta-feira, 6 de junho de 2018

Matemática, Plano de Aula e Discalculia, com Professor Rodrigo Martins



É muito importante que o Professor , a Professora de Matemática se aproprie dos Postulados de Piaget sobre a gênese do número na criança, e também os estudos da vertente sócio-histórico-cultural relacionados à aprendizagem da matemática, realizados por Vygotsky.

Hoje eu gostaria de contribuir com um Plano de Aula de Matemática que é um Jogo: um número para cada letra...

A construção de correspondências entre um número e uma letra era um código já utilizado pelos antigos hebreus e gregos.
A ideia é construir correspondências de letras com números, explorando a construção de palavras e de regras que estimulem o cálculo mental.

Estratégias

Pedir para que os alunos calculem o valor numérico dos seus nomes: RODRIGO = 18+15+4+18+9+15 =

Escolher algumas palavras utilizadas na matemática e propor a mesma regra (somar o valor numérico de cada letra para calcular o valor numérico da palavra):

CUBO = 3 + 21 + 2 + 15 = 41...

QUADRADO = 17 + 21 + 1 + 4 + 18 + 1 + 4 + 15 = 81 QUADRADO: figura geométrica com quatro lados iguais.

Sortear dois alunos, sendo que um deverá falar uma palavra, enquanto o outro, com lápis e papel, deverá anotá-la e calcular o seu valor numérico. Concluído o cálculo, inverte... os papéis, sendo que quem ditou a palavra, agora calcula.... 

Vá propondo novas correspondências aos alunos.

*Outra dica legal é na hora de ensinar educação monetária explicando que moeda de 0,25 são r de 0,5 de cinco centavos e por aí vai.

O olhar atento do professor é fundamental sempre!

Eu queria aproveitar, para falar de uma coisa importante que eu aprendi na minha Pós de Neuroaprendizagem e Práticas Pedagógicas, sobre discalculia:

A discalculia (dificuldade de aprender os números na linguagem matemática) do desenvolvimento na área da Matemática não é muito conhecida pelos professores.

É possível que o distúrbio da discalculia do desenvolvimento apareça vinculada a distúrbios, tais como a dislexia e TDAH.

A discalculia é um problema causado por má formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos números. Essa dificuldade de aprendizagem não é causada por deficiência mental, má escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não tem ligação alguma com níveis de QI e inteligência.

Aqui no blog eu tenho mais coisas sobre matemática nas series iniciais é só acessar através do link:


Assista meu vídeo comentando esse text:




Lembre-se: O Ato de Ensinar está na vontade de Aprender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário